Aí galera, esse é nosso terceiro post da série sobre smartphones. Para finalizá-la faremos ainda um post sobre os diferentes tipos de conexão à internet móvel atualmente (2G, 3G, 4G, wi-fi) e um review sobre alguns aprelhos que os autores do Blogueria utilizam!

O tema de hoje é a diferença entre smartphones e celulares. Apesar de existirem hoje nas redes de varejo aparelhos denominados de smartphones por um baixo custo, sabemos que eles não passam de aparelhos com alguns recursos especiais. Mas as lojas insistem em vendê-los como smartphones. Veremos então quais as características que diferenciam basicamente um smartphone de um celular comum.

1. Instalar apps. Apesar da maioria dos aparelhos básicos de hoje oferecer suporte a Java (o que possibilita instalar jogos e apps leves), isso não caracteriza um celular como um smartphone. Para tal, é necessário que ele tenha de fato aplicativos feitos para ele, seja em Java ou na sua plataforma operacional (que falaremos no 2º ponto). Um smartphone que não rode apps é impensável hoje.

2. Ter um sistema operacional. É o principal meio de se distinguir um smartphone de um celular. Quando você tem um aparelho com sistema operacional, ele te oferecerá muito mais recursos do que um celular comum.
Os S.O.’s dos celulares permitem que eles sejam personalizados com apps de terceiros, que você rode apps em segundo plano, que seu celular leia arquivos de midia e produtividade da mesma forma que num pc, entre outras coisas. Basicamente, é o sistema operacional que gerencia o aparelho e suas funções. Os mais conhecidos hoje são Symbian, Android, iOS, WebOS, Bada e Blackberry. Se você encontrar um aparelho que fuja dessas nomenclaturas, fique esperto!

Vale ressaltar que dentro dessas nomenclaturas existem pegadinhas. O Symbian, por exemplo, possui as versões s60v3, s60v5 e S^3. Já os celulares básicos da Nokia rodam um sistema chamado de s40, que muitas vezes é erroneamente chamado de Sistema Operacional Symbian…olho aberto!

3. Multitarefas. Esse é um dos recursos mais cultuados dos smartphones, e não era pra ser diferente! Com multitarefas, você consegue rodar diversas aplicações ao mesmo tempo, como player de música e mensageiro instantâneo, por exemplo. Uma boa exemplificação disso é esse texto: enquanto eu escrevia ele meu Twitter estava aberto e eu respondia alguns replies, alternando entre o app que uso pro Twitter (Gravity) e o QuickOffice (leitor de arquivos ppt, doc. e xls.). Já houve vezes em que eu estava online no mensageiro instantâneo, ouvindo música e fazendo o scrobbler pro meu Last.Fm, tuitando e com o navegador rodando pra abrir os links que via no Twitter, tudo junto e sem dar lag no aparelho! Isso sim é produtividade!

Ah, existem celulares comuns com multitarefa também. Mas a quantidade é tão baixa, quando comparado as smartphones, que mal podemos levá-la em consideração.

Fontes: Blog Garota sem Fio